(Mais acessado) Tudo sobre a migração da Unimed Rio para Unimed Ferj

A Unimed-Rio está transferindo todos os beneficiários para a Unimed Ferj, outra cooperativa. O processo de migração dos consumidores já acontece desde abril. A Unimed-Rio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, mas encerrará suas atividades como operadora de plano de saúde. O atendimento aos consumidores não será interrompido, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A PesQSaúde reuniu tudo sobre a migração da Unimed Rio para Unimed Ferj, confira!

A mudança abrange mais de 452 mil beneficiários em planos de assistência médica e cerca de 33 mil clientes em planos odontológicos. A Unimed Ferj ficará responsável pela dívida assistencial da Unimed-Rio e vai assumir o hospital e os prontos atendimentos da empresa. Ambas fazem parte do Sistema Unimed, o maior sistema de cooperativismo médico do Brasil e do mundo. A Unimed-Rio tem atuação restrita às cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Já a Unimed Ferj opera em todo o território do estado do Rio de Janeiro, contemplando 92 municípios.

Não haverá alterações de preço, produtos, rede e carências com a transferência dos clientes. Os médicos (são cerca de quatro mil cooperados) também vão continuar com as mesmas condições atuais da Unimed Rio.

 

Detalhes sobre a migração:

– Estão sendo migrados nesta etapa contratos de adesão vinculados exclusivamente à administradora de benefícios Supermed referentes a titulares e seus respectivos dependentes residentes no estado do Rio de Janeiro, mas fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. No total, este recorte inclui aproximadamente 30 mil beneficiários.

– Sua administradora segue sendo a Supermed. A operadora de planos de saúde é que muda, passando da Unimed-Rio para a Unimed Ferj.

– A cobertura assistencial na rede de hospitais e laboratórios permanece a mesma. Não haverá qualquer mudança por conta da migração.

– Não haverá mudanças no padrão de acomodação do seu plano (enfermaria ou apartamento). Ele permanecerá o mesmo do plano de origem.

– A rede permanece igual, sem qualquer alteração. Em função da mudança de operadora, pode haver mudança no nome do seu plano, mas a rede permanecerá a mesma, independentemente de haver mudança no nome do plano.

– Os prazos de carência do seu plano espelharão a condição do plano anterior. Ou seja, não há qualquer risco de acréscimo ou modificação destes prazos.

– Com a mudança de Operadora, o cartão do plano também vai mudar. Desta forma, o cartão emitido pela Unimed-Rio deixará de ser utilizado, sendo substituído pelo da nova Operadora. Na Unimed Ferj o cartão de identificação é exclusivamente digital e é acessado por meio do Aplicativo da Unimed Ferj (App Unimed Cliente).

Até que sejam cumpridas todas as fases da migração e você receba as orientações da Unimed Ferj sobre seu novo cartão, você poderá utilizar a carteirinha e os serviços da Unimed-Rio normalmente.

– Não haverá mudanças no valor do plano devido à transferência. As hipóteses de alteração do valor do plano, são as aplicações dos reajustes, anual ou por alteração de faixa etária, exatamente nos mesmos termos do plano Unimed-Rio.

Importante: Caso o mês base de aplicação do reajuste anual ou de mudança de faixa etária por algum dos beneficiários coincida com o mês em que ocorre a transferência, o valor da mensalidade será alterado. Contudo, esta atualização da mensalidade não terá relação com a transferência, mas sim com a aplicação do reajuste.

– Não haverá mudanças nas datas base ou critérios dos reajustes, que seguirão as regras contratuais do plano de origem (Unimed-Rio). O mês de reajuste anual e o reajuste por faixa etária seguirão exatamente os mesmos termos do plano Unimed-Rio.

– Nada muda em relação ao boleto, seja em valor ou data de pagamento. Ele seguirá sendo emitido pela Supermed e você não precisará pagar duas vezes, nem proporcionalmente. Pague normalmente seu boleto na data de vencimento já conhecida. Independente de Unimed-Rio ou FERJ, certifique-se que seu boleto foi emitido pela Supermed Administradora de Benefícios.

– Como a migração ocorrerá no meio do exercício fiscal, você precisará retirar o comprovante com as duas operadoras excepcionalmente para o IR 2024. No período adequado, faça contato tanto com a Unimed-Rio quanto com a Unimed Ferj para retirar seus comprovantes.

– Com a transferência do plano, da Unimed-Rio para Ferj, também mudarão os canais que você costumava falar para tratar de questões assistenciais do seu plano. Agora, sempre que você precisar entrar em contato com a Operadora, o contato deve ocorrer nos canais de atendimento da Unimed Ferj.

 

WhatsApp – 24h, todos os dias.

0800 882 0800

SAC – 24h, todos os dias

0800 970 9080

Portal do cliente Unimed Ferj

www.unimedrj.coop.br

 

Veja também: Tabela de preço Unimed Rio 2024

 

Lembre-se: Você acessa os canais de atendimento da Operadora, sempre que a solicitação ou informação for relacionada à utilização do plano, tais como: acompanhamento de autorização e procedimentos médico-hospitalares, acompanhamento de reembolso, rede credenciada, coberturas, bem como outras questões de natureza assistencial.

Para falar sobre inclusão ou exclusão de dependentes, atualização de dados cadastrais, boletos e cobrança, você seguirá falando com a Supermed.

A ANS também disponibilizou um canal específico por meio de sua central de atendimento telefônico. Os beneficiários podem ligar para o Disque ANS pelo 0800 701 9656, onde encontrarão uma opção de direcionamento para esclarecimento de dúvidas sobre a transferência da carteira entre as operadoras. O serviço é gratuito e está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto em feriados nacionais.

A ANS ainda mantém outros canais de atendimento ao consumidor, como o formulário eletrônico Fale Conosco na Central de Atendimento ao Consumidor, no site da ANS, núcleos presenciais nas cinco regiões do país (com agendamento online pelo site da ANS) e uma central de atendimento exclusiva para deficientes auditivos, no número 0800 021 2105.

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