Plano de saúde para criança vale a pena?
Muitos se questionam se o plano de saúde para criança vale a pena, e hoje a PesQSaúde separou 8 benefícios importantes de um plano de saúde infantil.
Os planos de saúde infantis desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar das crianças, oferecendo uma variedade de benefícios que abrangem desde a prevenção até o tratamento de condições médicas específicas.
Garantir que as crianças tenham acesso a cuidados médicos adequados desde cedo é essencial para um desenvolvimento saudável e uma vida adulta mais plena. Investir em um plano de saúde infantil é investir no futuro e no bem-estar das gerações futuras.
Veja 8 benefícios importantes de um plano de saúde infantil:
1 – Acesso a cuidados médicos de qualidade
Essa é uma das vantagens mais importantes dos planos de saúde para crianças. Isso porque seu filho terá acesso a profissionais de alta qualidade, garantindo a prevenção e o tratamento precoce de possíveis problemas de saúde.
Outro ponto importante é que, com um bom plano, seu filho terá acesso a médicos altamente capacitados e especializados em pediatria. Eles estão familiarizados com as particularidades do desenvolvimento infantil e podem oferecer o melhor tratamento e cuidado para cada caso.
Mas a qualidade não se resume apenas a médicos e dentistas, pois há planos que oferecem cobertura de excelentes hospitais, clínicas e laboratórios para a realização de exames.
Leia a matéria: Prontobaby – O maior hospital em atendimento exclusivo pediátrico no RJ
2 – Acompanhamento da criança
Ter um plano de saúde contribui muito para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, pois permite que os pais tenham acesso frequente a consultas com especialistas e exames regulares, garantindo que a saúde da criança esteja sempre sob controle.
O acompanhamento médico e odontológico regular é essencial para identificar precocemente possíveis problemas de saúde, como disfunções hormonais, problemas de visão, de audição ou, mesmo, problemas dentários que possam afetar o desenvolvimento da criança.
3 – Cobertura financeira
Ter um plano de saúde significa também proteção para o seu bolso, pois você não precisará se preocupar com os altos custos de atendimento médico e odontológico, já que a maioria das despesas será coberta pelo plano.
Muitas vezes, somos pegos de surpresa com alguma doença, comprometendo nosso orçamento, ou temos que apelar para a saúde pública, que, infelizmente, deixa muito a desejar, em especial na questão de espera de atendimento.
4 – Tratamento de emergência
Em casos de urgência e emergência, o plano de saúde para crianças assegura que seu filho tenha um atendimento rápido e de qualidade. Os pequenos são especialmente vulneráveis a acidentes e doenças, e ter acesso instantâneo a cuidados médicos e odontológicos é vital para garantir a saúde e segurança deles, como atendimento imediato, exames, cirurgias e transporte de emergência para outro hospital ou clínica.
5 – Vacinação Completa
A maioria dos planos de saúde infantis cobre o custo das vacinas recomendadas pelo calendário de imunização oficial, garantindo que as crianças recebam todas as vacinas necessárias para protegê-las contra doenças graves e prevenir surtos de doenças contagiosas.
6 – Tratamento de Doenças e Condições Crônicas
Os planos de saúde infantis oferecem cobertura para o tratamento de doenças e condições crônicas, como asma, diabetes, alergias, entre outras, garantindo que as crianças recebam acompanhamento médico especializado e acesso a medicamentos essenciais para o controle dessas condições.
Confira a matéria sobre: Avanços da radioterapia na infância possibilitam maior taxa de cura
7 – Acesso a Especialistas
Os planos de saúde infantis geralmente incluem cobertura para consultas com especialistas, como pediatras especializados em cardiologia, endocrinologia pediátrica, gastroenterologia, entre outros, garantindo que as crianças recebam o acompanhamento adequado para condições específicas.
8 – Serviços de Saúde Mental
Alguns planos de saúde infantis oferecem cobertura para serviços de saúde mental, incluindo avaliação psicológica, terapia individual ou familiar, tratamento de transtornos de ansiedade, depressão, entre outros, reconhecendo a importância do bem-estar psicológico na saúde global das crianças.
Leia também: Brasil é o país que mais se preocupa com o bem-estar mental
Portanto, contar com um bom plano de saúde para crianças é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dos pequenos desde o seu nascimento. Com acesso a cuidados profissionais de qualidade, programas específicos para a infância e acompanhamento do crescimento, elas terão a oportunidade de se desenvolverem com muito mais qualidade de vida. E pensar na saúde do filho é o melhor investimento que os pais podem fazer.
Veja: Como escolher um plano de saúde infantil?
Na PesQSaúde você encontra profissionais especializados, que irão te ajudar a encontrar a melhor operadora de saúde para planos infantis! Mande uma mensagem agora mesmo!