(Mais acessado) Plano de Saúde Com Coparticipação: O que é?

De acordo com a Agência Nacional de saúde Suplementar (ANS), coparticipação é o valor que o beneficiário de um plano de saúde paga para a operadora depois de realizar um procedimento, como consultas e exames. Por isso, o plano de saúde com coparticipação são mais baratos do que os convencionais.

Segundo a ANS, o valor pago pela coparticipação pode ser fixo ou uma porcentagem do procedimento. Mas, esse valor não pode ser maior do que a mensalidade do plano e/ou as doze parcelas do ano. Além disso, a porcentagem máxima de coparticipação para exames e consultas é de 40%. Já no caso do atendimento em pronto socorro é obrigatório que a coparticipação tenha um valor fixo que não ultrapasse 50% da mensalidade do plano.

A ANS também rege que as operadoras não podem cobrar coparticipação diferenciada de acordo com a doença nem limitar o número de alguns tratamentos crônicos, como hemodiálise e quimioterapia. Geralmente, a coparticipação é paga mensalmente e o valor varia de uma operadora para outra, podendo ser uma porcentagem ou um valor fixo. Porém, a cobrança sempre deve estar de acordo com as normas da ANS, que confirma que esse valor não pode ser maior do que a mensalidade do plano e/ou as doze parcelas do ano.

 

Você gostaria de tirar dúvidas sobre serviços de assistência médica ou fazer uma cotação gratuita? Fale com um de nossos consultores gratuitos imediatamente!

 

Para quem o plano de saúde com coparticipação é indicado?

Como o valor da mensalidade do plano de saúde com coparticipação pode variar de um mês para o outro, ele é indicado principalmente para quem não tem problemas crônicos de saúde e usa o convenio de forma mais pontual.

No caso de idosos ou indivíduos com comorbidades crônicas, por exemplo, as vezes precisam realizar várias consultas e exames, então um plano de saúde com coparticipação pode não ser vantajoso financeiramente.

Essa modalidade também pode ser uma boa opção para as empresas que querem reduzir custos com planos de saúde, pois a mensalidade é mais barata do que o plano sem coparticipação. Nesses casos, o colaborador também pode ser beneficiado, pois ele precisará pagar a coparticipação apenas quanto usar.

 

Planos Com E Sem Coparticipação: Qual A Diferença?

No plano sem coparticipação, o segurado possui um valor fixo na mensalidade, ou seja, no fim do mês, o valor a ser pago não muda, independente da utilização do plano, até mesmo para internações, etc. Já para convênio com coparticipação é necessário que o cliente pague uma taxa após utilizar algum procedimento no plano.

Vale lembrar que, o convênio possui uma mensalidade fixa também, ou seja, se o plano for bastante utilizado no mês, o valor será alterado, caso o beneficiário não utilize virá apenas um preço fixo, sem alterações.

 

Quais As Vantagens Do Plano De Saúde Com Coparticipação?

  • Descontos de acordo com a operadora e plano escolhidos
  • Pagamento no fim do mês, dando tempo de se organizar melhor financeiramente
  • Valores fixos e informados com antecedência, de acordo com o serviço solicitado
  • Uso mais consciente do convênio
  • Economia. As mensalidades são menores, então é possível economizar mais nos gastos mensais.

 

Já tem um plano de saúde? No PesQsaúde você pode procurar o plano de saúde perfeito para você e sua família, filtrando sua busca por localidade, operadora, hospital de preferência, com os melhores preços do mercado.

 

Leia também: Acomodação no plano de saúde