(Mais acessado) Como será o Reajuste de Planos de Saúde para 2024

Reajuste de planos de saúde para 2023

Contratar um plano de saúde tem virado uma grande necessidade para brasileiros garantirem uma assistência médica de qualidade. Ao todo são 49,1 milhões de beneficiários com planos de assistência médica no País, de acordo com dados (ANS) referentes a março de 2022. Por isso, é fundamental realizar pesquisas antes de contratar um bom plano de saúde, para encontrar uma boa opção, que atenda às suas necessidades e se encaixe no seu orçamento.

Como de costume, todo ano as operadoras realizam reajustes nas tabelas de preço, além das variações de faixa etária. Por isso, o PesQsaúde hoje trouxe algumas previsões para esse reajuste no ano de 2023.

Gostaria de tirar dúvidas ou realizar uma cotação gratuita? Fale com um de nossos consultores de plantão.

 

Reajuste 2023

E Agência Nacional de Saúde Suplementar limitou em 15,5% o índice de reajuste para os planos de saúde individuais e familiares regulamentados (contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98). O percentual é o teto válido para o período entre maio de 2022 e abril de 2023 para os contratos de cerca de 8 milhões de beneficiários, o que representa 16,3% dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil.

Para chegar nesse percentual, a ANS utilizou a metodologia de cálculo que vem sendo aplicada desde 2019, que combina a variação das despesas assistenciais com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) descontado o subitem Plano de Saúde.

O cálculo é baseado na diferença das despesas assistenciais por beneficiário dos planos de saúde individuais de um ano para o outro. Dessa forma, o índice de 2022 resulta da variação das despesas assistenciais ocorridas em 2021 em comparação com as despesas assistenciais de 2020.

Entretanto, a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, poderá rever o modelo de cálculo dos contratos oferecidos pelas operadoras aos beneficiários individuais no ano de 2023. Isso acontece pois, enquanto para as operadores é fundamental que a metodologia de cálculo seja revista para que os custos do segmento sejam cobertos, para os beneficiários há o risco dos planos ficarem com um valor de mensalidade relativamente elevado.

Nos planos individuais ou familiares, o percentual máximo de reajuste que pode ser aplicado pelas operadoras é definido pela própria ANS.

Sendo plano coletivo com 30 ou mais beneficiários, ou seja, empresarial ou por adesão, o reajuste é definido no próprio contrato, estabelecido a partir da eventual negociação entre a empresa contratante e a operadora.

Já no caso dos planos de saúde com até 29 beneficiários, todos os contratos nesta modalidade de uma mesma operadora devem receber o mesmo percentual de reajuste anual.

Sendo assim, por enquanto, para o período de maio de 2022 a abril de 2023, o percentual fixado é de 15,5%. Após essa data, um novo percentual será calculado em cima do valor dos planos.

 

Gostou de saber as previsões para o reajuste dos planos de saúde em 2023? O PesQsaúde está sempre te atualizando das mais novas ocorrências nesse mercado, além de oferecer os melhores planos de saúde. No nosso site, você compara planos e pode filtrar sua busca por localidade, hospital de preferência, operadora e ainda encontra os melhores preços do mercado.

Leia também: O que você deve saber antes de contratar um plano de saúde?