Dicas para cuidar da saúde na mudança da estação
Com temperaturas mais amenas, especialmente à noite, e queda da umidade relativa do ar, o outono traz consigo o agravamento de algumas doenças, principalmente as respiratórias e as alérgicas.
No entanto, é possível preveni-las para aproveitar o que há de melhor nessa estação.
Confira as dicas para cuidar da saúde na mudança da estação:
– Beber bastante líquido: Com o ar mais seco, é essencial beber bastante líquido e manter o corpo hidratado. Algumas doenças respiratórias surgem porque o ar frio deixa as vias aéreas mais secas, propiciando a instalação de vírus e bactérias.
– Hidratação da pele: Nas estações mais frias do ano, a pele costuma ficar mais seca que o comum. Para evitar irritações, rachaduras e alergias superficiais, use hidratantes, não tome banhos muito quentes e demorados e diminua o uso de buchas corporais.
– Higienização das mãos: O bom hábito que adquirimos durante a pandemia deve persistir, sobretudo no outono e no inverno. Lavar bem as mãos ou usar o álcool em gel pode evitar a transmissão de doenças respiratórias e também gastrointestinais.
– Higienização da casa e das roupas: A limpeza das roupas e doméstica (principalmente cobertores, carpetes e cortinas) evita a proliferação de bactérias, ácaros e fungos, proveniente de poeira. São eles que propiciam as alergias e doenças respiratórias.
– Mantenha as vacinas em dia: A vacinação contra a Covid-19 e as doses de reforço e as vacinas contra a gripe ajudam a aliviar os sintomas e evitam a evolução para quadros graves das doenças.
– Hábitos saudáveis: Mantenha hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos. Tudo isso ajuda a manter a imunidade em dia e evitar infecções.