O que você deve saber antes de contratar um plano de saúde?

Contratar um plano de saúde é uma demanda muito importante para a população brasileira, porém, para isso é necessário sempre fazer uma boa pesquisa e estar atento a tudo que o contrato oferece. Para contratar um plano de saúde, é sempre interessante considerar suas necessidades pessoais, para garantir que você possa ter todo o tipo de amparo que precisar. Dessa forma, existem alguns fatores que devemos estar atentos antes mesmo de contratar um plano de saúde, por isso o PesQsaúde trouxe algumas dicas com o objetivo de deixar sua decisão mais clara e segura.

Se você possui alguma dúvida ou deseja fazer uma cotação gratuita, fale com um de nossos consultores especializados.

5 pontos para se atentar antes de contratar um plano de saúde

Tipos de plano 

Essa é a informação mais importante, pois existem dois tipos de contrato para planos de saúde: individual e coletivo (ou empresarial). O plano individual é aquele contratado pela pessoa física, podendo também incluir sua família. Já o empresarial consiste no plano contratado por alguma empresa ou associação, na qual o filiado tem como benefício um plano de assistência médica.

Esses planos possuem dois tipos de reajuste, sendo um o anual, que é feito periodicamente e regulado pela ANS e o outro de acordo com a faixa etária do beneficiário. Os planos coletivos, além desses dois reajustes também sofrem uma mudança de acordo com a sinistralidade, que leva em consideração a frequência de uso dos serviços oferecidos.

Cobertura

Depois de escolher qual tipo de plano, é necessário escolher o tipo de cobertura ideal para você e seu bolso. A cobertura pode sem ambulatorial, para consultas, exames e cirurgia sem internação, hospitalar (com internação), além de poder escolher o serviço de obstetrícia.

Quanto mais abrangente a cobertura, maior também o valor do plano, portanto considere sempre suas necessidades, levando em consideração seu histórico de saúde, idade, tratamentos ou exames frequentes.

Abrangência e rede credenciada

A abrangência do plano pode variar, por isso, fique atento se o plano oferece cobertura nacional, regional e em quais regiões o convênio atende. Contratar um plano de saúde com abrangência nacional é um bom negócio se você se desloca com frequência e faz muitas viagens. Caso contrário, vale muito mais a pena adquirir um plano com cobertura regional, que terá um custo bem menor.

Já a rede credenciada consiste nos hospitais, clínicas, laboratórios e médicos disponíveis pela operadora, por isso, sempre se atente aos locais próximos da sua casa ou hospitais de preferência.

Carência

O prazo de carência é o período, previsto em contrato, entre a assinatura do contrato e a efetiva possibilidade de uso dos serviços pelo segurado.

Os prazos de carências máximos permitidos por lei são: 24 horas para os casos de urgência e emergência; 300 dias para partos; 180 dias para os demais casos; 24 meses para cobertura de doenças ou lesões preexistentes, aquelas que o consumidor ou seu responsável saiba ser portador quando contratou o plano de saúde.

Portabilidade

Outro fator importante a se observar, caso venha a ser necessário é se há a possibilidade de realizar portabilidade. A portabilidade de carência consiste na possibilidade de consumidor mudar de fornecedor de plano de saúde sem ter de cumprir novas carências. No entanto, ele lembra que a portabilidade por carência só pode ser realizada se o consumidor possuir o plano por, pelo menos, dois anos.

Agora você está pronto para contratar um plano de saúde para você e sua família sem dificuldades! Além de todos esses pontos fundamentais no contrato, é sempre importante checar o registro da operadora no site da ANS. Dessa forma, você tem informações sobre o desempenho da empresa, histórico, posição no ranking dos consumidores, entre outras informações.

Para encontrar o plano de saúde perfeito para você e sua família, é só acessar o site da PesQsaúde e fazer sua busca, filtrando por localidade, operadora, hospital de preferência e com os melhores preços do mercado. Confira!

Leia também: Como declarar plano de saúde no imposto de renda?