Como fazer portabilidade de planos de saúde?

No ano passado, os relatórios emitidos pelo Guia ANS mostraram que o interesse pela portabilidade de planos de saúde aumentou 50% nos primeiros 4 meses de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesse processo, também pode ser feita o aproveitamento da carência dos planos. O maior motivo para a portabilidade, informado pelos beneficiários, é o valor alto dos planos de saúde, levando a pesquisa por preços menores.

 

O que é a portabilidade?

Portabilidade de planos de saúde, assim como empresas de serviço telefônico, nada mais é do que migrar de uma operadora para outra, trocando seu plano. Esse processo teoricamente é simples, mas existe uma série de requisitos e regras para que ele seja realizado da forma correta. Por isso, é muito importante que o usuário sempre pesquise e se informe para que não ocorra nenhum problema.

Se você deseja trocar de plano ou contratar um, fale com um de nossos consultores, tire suas dúvidas e realize uma cotação gratuita.

 

Como fazer a troca de planos de saúde?

Primeiro, você deve entrar no Site da ANS. No Guia do site, você consegue gerar um relatório de equivalência de planos, podendo consultar todos os preços. Depois, é dado um prazo de cinco dias para aderir as sugestões de planos de saúde e entrar em contato com a nova empresa de saúde.

Após falar com a nova operadora, existe um período de dez dias para que o pedido seja analisado e, se não houver resposta, significa que a portabilidade teve sucesso, podendo então cancelar o plano antigo.

A portabilidade é gratuita e não é necessário explicar o motivo da troca, porém se estiver fazendo pela primeira vez, é necessário que seu plano antigo já tenha pelo menos dois anos ativo.

Aproveitamento de carência

O que é carência?

A carência é um período, determinado por cada contrato, inativo do plano após sua contratação. Ou seja, quando se contrata um plano, é necessário esperar um tempo antes de utilizar alguns serviços oferecidos pela operadora, devido ao planejamento e altos custos de alguns tratamentos para a empresa.

 

Como funciona

O processo de portabilidade permite a mudança de plano sem cumprir um novo período de carência. Esse direito é garantido a todos os beneficiários de planos de saúde contratados a partir do ano de 1999. Vale independentemente do tipo de contratação do plano, desde que cumpram os requisitos mínimos para solicitar a portabilidade de carências, de acordo com as regras da ANS.

Isso é uma ótima opção para o consumidor, além de poder ter o direito de continuar seus tratamentos e consultas, mesmo trocando de plano. Dessa forma, você já tem acesso imediato a cobertura contratada, mas para isso a ANS estabelece algumas exigências.

 

Novas regras de portabilidade

Hoje em dia, já é possível fazer a portabilidade dos planos individuais/familiares e por adesão, assim como os planos empresariais. Sendo assim, o cliente pode migrar entre os tipos de cobertura e os tipos de plano também, desde que tenha a mesma faixa de preço e cumpra o prazo mínimo de permanência.

Em casos de upgrade no plano de saúde, o período de carência vale apenas para os serviços que não eram cobertos no plano anterior.

A regra vale para todos, desde que os períodos mínimos de permanência sejam respeitados.

 

 

Para encontrar seu plano perfeito, acesse a home page do PesQsaúde e filtre sua busca entre as melhores empresas do país, buscando por localidade, operadora e hospital de preferência. Assim, você tem acesso à diversas opções de plano ideais e ainda pode escolher o preço que cabe no seu orçamento!

Consulte o Guia de planos da ANS.


Leia também
: Dúvidas sobre plano de saúde?